História da CDL

O clube de Diretores Lojistas -CDL foi criado, em 17 agosto de 1963. A idéia vinha sendo maturada desde o começo do ano. O jornalista Cristovam Crispim era assinante da revista carioca PN -Publicidade e negócios e sempre comentava com seu amigo comerciante Milton Veloso as noticias do comércio do Rio de Janeiro e as promoções de um certo clube de dirigentes lojistas.


Aquele clube poderia dar certo em Itabuna. Crispim escreveu para Genival Rabelo e Manoel Vasconcelos, diretores da PN e em poucos dias tinha em mãos estatutos e outras informações sobre a CDL. A sugestão foi levada a outros empresários como Joaquim Rito Cardoso e Eugênio Bastos (Os Gonçalves), Bráulio Luna (Casa Luna), Litinho Fontes (Litinho Peças), Calixtinho Midlej (Consul), Ailton Messias, Clóvis Midlej, dentre outros.
Nascia o CDL de Itabuna. Seu primeiro presidente: Milton Veloso, na vice-presidência Ailton de Melo Messias.
A posse da primeira diretoria aconteceu no Grapiúna Tênis Clube com o prestigio da presença de autoridades locais e da capital do estado onde já existia um CDL.


A repercussão da criação da entidade foi mais forte junto a sociedade do que mesmo entre os lojistas. A nova entidade foi logo reconhecida pelas co-irmãs. Lions, Rotary, Maçonaria e especialmente a Associação Comercial deram boa acolhida ao CDL. Os empresários, na sua grande maioria, que já não davam grande apoio a ACI, sua entidade de classe, não tiveram grandes manifestações de incentivo. As primeiras reuniões foram na Doll Modas, loja de Veloso e mais tarde a Associação Comercial cedeu um espaço em sua sede. Na enchente de 67, como a sala ficava numa espécie de sub-loja, toda a documentação foi perdida.


"Formar o quadro de sócios foi uma tarefa gigantesca", lembra Milton Veloso. Ele conta que ficou irritado com um empresário que ao recebera visita da comitiva para convidá-lo a ingressar no CDL, disse que não poderia atender porque era um homem muito ocupado. Quem conhece Veloso sabe que ele não tolera desaforos. "Vamos embora pessoal. Já que somos todos vagabundos não vamos incomodar quem é muito ocupado", disse ele diante do empresário estupefato que logo se desfez em mil pedidos de desculpas e que viria a ser, mais tarde, um associado importante.


Quatro meses depois da posse aconteceria o primeiro natal organizado pela nova entidade. "Foi uma tarefa árdua organizar a promoção", disse Veloso. Mas naquele inicio, foi de fundamental e inestimável importância o apoio do prefeito Felix de Almeida Mendonça, que teceu o seguinte comentário sobre a CDL de Itabuna: ‘Vocês representam o papel de uma verdadeira secretaria de turismo".


Considerada hoje uma das entidades mais representativas da sociedade organizada, que na década de 90 perderia o nome de "Clube de Diretores Lojistas" para "Câmara de Dirigentes Lojistas", a CDL de Itabuna continua forte empreendedora promocional, mas extrapola sua finalidade quando tem liderado muitos movimentos em favor de causas da comunidade.


Atualmente presidida pelo empresário Jorge Antonio Braga (Braga Veiculos), a CDL tem sua sede própria na avenida Cinqüentenário, 966, ocupando três andares com dependências para o SPC, sala de reuniões da presidência e auditório.

A entidade do varejo

A Câmara de Dirigentes Lojistas Itabuna é uma entidade sem fins lucrativos e nenhuma filiação política, partidária ou religiosa.


Seu principal objetivo é promover o comércio local e fomentar as vendas. Um departamento importante na CDL de Itabuna é o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que mantém um banco de dados, a nível nacional, para garantir mais segurança nas operações mercantis. O SPC já tem 50 anos e seu banco de dados é exclusivo da CDL. A CDL tem acesso a todos os bancos de dados, mas o SPC é excclusivo da CDL esse é o diferencial porque em nenhum outro serviço será encontrado as informações contidas no MAIOR banco de dados do País.
O SPC pode ser acessado pelo Call Center, telefone 0800, internet e terminais de consulta. É o maior banco de dados da América Latina. Entre suas vantagens estão a maior segurança de informações, mais poder de recuperação de crédito, acesso 24 horas por dia, maior grade de informações creditícia do país, capilaridade em todo o Brasil.


As informações do SPC incluem:

Registro de cheques sem fundo, perdidos, sustados, roubados e extraviados.
Contas encerradas (local e Serasa).
Registro de duplicatas, carnês e contratos.
Confirmação de endereço.
Registro de cartões de crédito.
Registro de protesto, concordata, falência, grafias e dívidas de participantes de empresas falidas.
Ações judiciais, executiva de bens e apreensões.
Registro de financiamentos.
Pendências financeiras abrangendo adiantamentos a depositantes com conta corrente devedora, empréstimos agrícolas e industriais, arrendamento, leasing, operações de câmbio, impedidos pelo crédito rural.
Dívidas originárias de cheques eletrônicos, empréstimos em conta corrente garantida, capital de giro, Finame, seguro de risco decorrido e títulos descontados.

  • Criado em .

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ITABUNA

Situado à Av. do Cinqüentenário, 966, Centro, Itabuna–BA  |  Telefones (73) 3613-2815  |  3613-3074

www.cdlitabuna.com  |  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

© Copyright 2012/2017 CDL Itabuna   |   Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:
Oxente Virtual

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ITABUNA

Situado à Av. do Cinqüentenário
966, Centro, Itabuna–BA
(73) 3613-2815  |  3613-3074


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

© Copyright 2012/2017 CDL Itabuna
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:
Oxente Virtual